Translate

sábado, 1 de março de 2014

Como realizar a Contação da História


Olá amigos e amigas, tudo bem?

Hoje vou falar a respeito de um assunto muito importante: como realizar a contação da história. E a dica vale não só para o livro "A pequena Elora em: A menina de vestido azul", como também para qualquer outra história.

Para realizar a contação da história, o contador pode utilizar inúmeros recursos para apresentar a história para as crianças, quanto menor a criança mais lúdico deve ser o recurso a ser utilizado.

Assim, a contação pode se dar:

- Com o auxílio do próprio livro, onde o contador se apoia nas imagens do livro para contar a história. Nesse caso, é muito importante que o contador não se atente a leitura do livro, ou seja, que ele não leia a história e sim conte a história, afinal o objetivo é a contação da história e não a leitura da história.

- Com o auxílio de fantoches. Os fantoches podem ser achados prontos ou confeccionados pelo próprio contador e/ou com auxílio das crianças. Vale lembrar que o material a ser usado na confecção dos fantoches pode ser muito variado, e fica a escolha do contador, inclusive pode ser usado material desestruturado (sucata).

- Com o auxílio de materiais desestruturados (sucata). Nesse caso, os materiais desestruturados (sucata) desenvolve importante papel tanto na história quanto no desenvolvimento da criança, pois possibilita a exploração por parte da criança e incentiva a imaginação dos pequenos.

- Com o auxílio de desenhos. Os desenhos baseados na ilustração do livro pode ser ampliado e feito com diversas técnicas, inclusive recortes, colagens e dobraduras.

- Com o auxílio de fantasias. O contador usa fantasia relacionada ao tema da história para realizar a contação para as crianças.

Além dessas alternativas, há outras inúmeras maneiras de contar histórias para as crianças.

E devemos nos lembrar sempre a importância do incentivo à leitura e à literatura durante a infância. Portanto, vamos contar histórias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário